terça-feira, 23 de outubro de 2012

Daqui a vinte anos

Daqui a vinte anos, provavelmente não teremos mais Lula, Dilma, Maluf, FHC, Serra, Soninha, Haddad, ACMs etc. Acho que o único cara que esteve envolvido direta ou indiretamente com o pessoal dessa época e que estará vivo daqui a vinte anos será Oscar Niemeyer, eu tenho dúvidas quanto ao tempo de passagem dele, o cara parece imortal.
O curioso é que as gerações Lula e FHC, depois de muitos esforços, atingiram a meta que buscavam: o poder. FHC atingiu primeiro, Lula, depois. O fato é que tudo na vida tem seu tempo e o tempo de ambos está próximo do fim. O mais incrível é que nenhum deles teve a inteligência suficiente para preparar um nome forte para substituí-los. Não temos um nome que esteja estampado em um perfil que servirá de substituto a eles. Isso indica que haverá uma transformação na política brasileira e não é por causa do mensalão, porque todo mundo sabe que esse negócio de julgamento de mensalão é só para distrair a mente do povo, para alguma trama sombria e obscura que o atual governo planeja. A mudança será ideológica.  Eles não formaram ninguém ideologicamente correto, talvez pela quantidade de trabalho que um país primário exige, ou por outro motivo, ou pelo tempo que foi curto. Não importa. Devemos levar em consideração que não é apenas a classe política que passa por transformações, a classe artística também passa por transformações. Perdemos Chico Anyzio, Hebe Camargo e outros. A classe científica também se transforma. Perdemos Aziz Ab'Saber e outros. E quem os substituiu? Ninguém. Por que eles não fizeram substitutos. Acontece o mesmo com a classe política. Não há substitutos.
O pior não é só isso. O pior é que os novos que irão substituir os velhos - não por que eles foram preparados, e sim por uma questão natural - não tem e nunca terão a cultura necessária básica que forma um cidadão minimamente esclarecido. Isso aponta para um só horizonte: a incerteza de qual será o futuro econômico e educacional do Brasil.
Não há mais tempo para eles formarem ninguém, porque eles não tem tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário